Endereço

Rua José Ribeiro de Souza, 773 Bairro Sra de Fátima - cidade de São Gotardo - MG Fone (34)3615-8384

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ações no presente, consequências no futuro

Antes de falecer, Jacó abençoou cada um de seus filhos de acordo com o seu caráter. Simeão e Levi eram pessoas consideradas violentas. Quando ficam com raiva, partem para a briga e matam os seus inimigos com toda a sua força.

Diante disso, Jacó viu que seria inadequado se essas tribos se multiplicassem e se tornassem muito fortes, então ele decidiu espalhá-los.

 “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel.” (Gênesis 49:5-7)

Já a Judá, Jacó o abençoou dizendo que ele reinaria sobre os seus irmãos e que esse poder não se afastaria dele.

“Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” (Gênesis 49:8-10)

 “[...] e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção.” (Gênesis 49:28)

Os filhos de Jacó, cada um foi abençoado segundo as suas obras. Os que se comportaram de forma errada, a sua bênção foi necessariamente menor que a de seus irmãos. Quando jovens, os filhos de Jacó se comportaram da maneira que queriam sem pensar nas consequências, anos depois, em sua velhice sentiram o peso dos atos de sua juventude.

Quando Simeão e Levi mataram todos os homens da casa de Siquém na terra de Canaã (Genesis 34:25-26), eles não pensaram que por causa desse ato, a sua herança seria necessariamente menor que de todos os seus irmão. Dessa forma, tudo que fizermos no presente, devemos estar atentos nas consequências do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário