Endereço

Rua José Ribeiro de Souza, 773 Bairro Sra de Fátima - cidade de São Gotardo - MG Fone (34)3615-8384

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Temer a homens: o pecado de Arão parte I



Quando os israelitas estavam andando no deserto, Deus ensinou a Moisés como ele e todos os israelitas deveriam agir. E um dos primeiros mandamentos de Deus foi para Israel não adorar outros deuses e nem fazer nenhuma imagem de escultura do que é semelhante acima dos céus e nem embaixo da terra (Êxodo 20:3-4).

“Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos” (Êxodo 24:3). Em palavras, Israel concordou com tudo que o Senhor havia dito a Moisés, porém quando Deus pediu para Moisés subir ao Monte Sinai para instruí-lo sobre como o tabernáculo seria, Moisés ficou durante 40 dias e 40 noites conversando com Deus.

“Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito” (Êxodo 32:1-4).


Arão, assim como todo o povo, sabia dos estatutos que Deus ordenara ao povo de Israel, tanto que na hora todos concordaram com tudo. Porém, passando alguns dias longe de Moisés o povo caiu no pecado. A fé do povo era baseada na presença de Moisés, se Moisés estava por perto eles criam que Deus existia e que Deus é poderoso. Porém se Moisés se afastava, o povo caia em tentação e inclinava-se para o pecado.

Muitas pessoas são assim, baseadas na fé dos outros, por exemplo, se a esposa vai à igreja o marido também vai simplesmente porque a esposa está indo, o dia que um não vai à igreja o outro também não vai. Outras dependem da fé do pastor, pois tudo que acontece ela pede para ele orar, são muito dependentes da oração de outras pessoas. E quando troca de pastor a pessoa deixa de ir à igreja, pois a fé dela não estava estabelecida em Deus e sim na oração de uma pessoa.

E quando Israel caiu no pecado, Arão fez a vontade deles, pois eram a maioria e ele ficou com medo daqueles homens fazerem algum mal a ele caso ele recusasse o pedido deles. Deus havia deixado bem claro para não seguir a multidão para fazer o mal (Êxodo 24:2). Dessa forma o pecado de Arão foi maior do que o pecado de todo o Israel. Pois foi ele que fez o bezerro de ouro e o colocou como deus de Israel.

Não existe recompensa quando a pessoa deixa de fazer a vontade de Deus para fazer o mal, por causa da maioria. Porque se Arão se recusasse a fazer o bezerro de ouro, Deus certamente o livraria da mão dos israelitas, porém Arão decidiu obedecer ao povo e não a voz de Deus. Dessa forma a culpa sobreveio inteiramente sobre ele. Independente da situação, sempre escolha obedecer à voz de Deus, pois Deus é mais poderoso do que qualquer homem e na hora que precisamos Dele, Ele nunca nos abandona, basta confiarmos que Ele está conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário