Endereço

Rua José Ribeiro de Souza, 773 Bairro Sra de Fátima - cidade de São Gotardo - MG Fone (34)3615-8384

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Noemi e Rute



Noemi era casada com Elimeleque, e tinha dois filhos, como havia grande fome durante esses dias eles se mudaram para os campos de Moabe. Porém Elimeleque e seus dois filhos vieram a falecer, deixando Noemi e suas duas noras desamparadas. Dessa forma Noemi ordenou que suas noras retornassem a casa de seus pais, porque naquela época as mulheres não faziam parte do mercado de trabalho, logo precisavam de um homem para sustentá-las.

Orfa voltou para a casa de seus pais, porém Rute não abandonou Noemi e ambas voltaram para Belém de Judá, terra em que Noemi nascera. Noemi se encontrava tão triste e amargurada por causa dessa situação, que queria mudar até o seu nome para refletir a tristeza que sentia.

“Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.” (Rute 1:20-21)

Deus não havia tirado tudo de Noemi, pois Rute ficou ao seu lado e como ela era uma mulher virtuosa, Deus abençoou a Rute que por sua vez deu uma condição de vida melhor para Noemi. Rute se casou com um homem valente e poderoso e deu uma condição de vida melhor para Noemi do que ela tinha ao lado de seu marido e filhos.

Deus foi tão bom para Noemi e para Rute que elas pertencem a família do Rei Davi. Se estivesse ao lado de Elimeleque nada dessas coisas teria acontecido. Deus não faz mal a ninguém, então quando Noemi disse que Deus havia lhe feito mal ela estava pecando, pois Ele só a tirou de uma condição ruim para poder lhe oferecer algo melhor.

“Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho. Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama. E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.” (Rute 4:13-17)

Apesar do Senhor Jesus ter levado todas as dores e sofrimentos através do sacrifício na cruz, ainda muitos cristãos estão vivendo uma vida amarga, assim como Noemi vivia. E ainda culpam a Deus por tudo que lhes tem acontecido. Apesar da dificuldade e situação ruim, temos que nos manter fiel a Deus e sermos pessoas virtuosas e nunca pensar que é Deus que tem nos causado algum mal. E se você for uma pessoa igual a Rute, Deus lhe dará uma condição muito melhor do que a que está atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário